25 de mar. de 2013

O VENENO da corruptibilidade

 
No dicionário da língua portuguesa a palavra CORRUPÇÃO significa: Ação ou efeito de corromper, de fazer degenerar; depravação. Ação de seduzir por dinheiro, presentes etc., levando alguém a afastar-se da retidão; suborno.
 
Faz algum tempo que tenho me preocupado muito sobre o quão corruptíveis nós somos.        Aqui em casa fizemos inclusive testes com nossos filhos a fim de saber até que ponto eles podem se manter íntegros àquilo que lhes ensinamos.

            Exemplificando:
            Ensinamos os meninos a não mostrar a língua, e meu irmão disse que eles facilmente seriam corrompidos após algum suborno. O teste foi feito e meu filho mais velho de 6 anos não caiu na armadilha do titio, se esquivou e não cedeu. O meu filhinho de 2/10 meses não conseguiu ser forte o suficiente e escondido, repito: ‘escondido’, (ele virou-se contra mim e colocou suas mãos no rosto) e mostrou a língua para o titio Tiago, que finalmente se alegrou, vibrou e confirmou a fraqueza da humanidade.

            Tá! Mas meu filhinho é pequenino demais para resistir à pressão.

            Então debatemos a importância de termos certa maturidade e entendimento para fazermos escolhas sensatas. O teste com as crianças muitas vezes pode dar errado, pois  em muitos aspectos eles não possuem entendimento claro a respeito das escolhas e responsabilidades, da ação e reação...Por favor não pensem que minha opinião é de que crianças não devem ser ensinadas, visto que, não têm capacidade de entendimento, bem pelo contrário, acredito que “é de pequeno que se torce o pepino”.

-> (O caráter molda-se e os valores adquirem-se desde tenra idade).

Mas me pergunto. Quantas vezes indivíduos corretos deslizam, algumas vezes da mesma forma que meu filho menor, de forma escondida,... se corrompem, se depravam, se degeneram? Mas para quê? Talvez com o intuito de fazer parte de um grupo, para ser aceito, para ser visto... para obter algum tipo de vantagem...
 
Presenciei alguns casos onde pessoas maduras, inteligentes e repletas de boas atitudes se corromperam. Sabem como? Através de algumas escolhas pequeninas e quase sem importância, que pouco a pouco foram lhes afastando de suas virtudes.
 
Normalmente somos seduzidos por aquilo que mais apreciamos, somos levados ou tentados a desviar só um pouquinho de nossos princípios por algo que alegra ou preenche nosso ego, contudo o ego é tão superficial que não compensa ser mais valorizado que um princípio pessoal.
 
Ser um indivíduo ético, dotado e moldado por princípios podem preencher a alma e enobrecer o caráter. E isso sim não tem valor!
 
Eis o desafio para ti, para mim, para toda nação: SER/ TORNAR-SE INCORRUPTÍVEL. Não desviar-se do caminho, que por vezes será bem estreito, é um bom começo.

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Pois é Gisa, concordo contigo, esses dias ouvi uma frase que me fez pensar,:" Os pais é que ensinar os filhos a mentir!", e se não nos cuidarmos, com pequenas ações podemos cair nessa armadilha, sejamos fortes e perseverantes ao ensinar nossos pequenos, sempre demonstrando amor!

    ResponderExcluir
  2. Se nós como pais formos pessoas que se corrompem com facilidade, inevitavelmente nossos filhos também o serão! O EXEMPLO sempre fala mais alto!
    Obrigada por comentar Rossele, beijos

    ResponderExcluir

Qual a sua opinião? Deixe um comentário: